segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Igreja Católica em diálogo com anglicanos.

Na semana passada, Bento XVI surpreendeu o mundo com a notícia que permitirá que grupos anglicanos que desejam entrar em plena comunhão com a Igreja Católica o façam através de ordinariados pessoais, preservando ao mesmo tempo elementos da tradição espiritual e litúrgica anglicana.

A provisão de ordinariados é a resposta do Vaticano aos anglicanos que expressaram o desejo de converter-se em católicos. Estima-se que cerca de 25 bispos anglicanos tenham feito uma petição similar. Até agora, existia uma provisão pastoral, emanada por João Paulo II em 1980, mas que só contemplava os casos individuais de sacerdotes episcopalianos que desejavam abraçar o catolicismo. http://www.zenit.org/article-23125?l=portuguese

Se paramos um minuto para pensar e observar as particularidades como também a complexidade de alguns assuntos, podemos chegar a uma conclusão pessoal de que é muito difícil, por diversas circunstâncias, todo o tema do diálogo ecumênico e o retorno desses clérigos com seus devidos fiéis para a Igreja Católica. Aqui devemos refletir sobre uma pergunta: O que deixou o Senhor como exemplo no seu discurso sacerdotal? "Ut omnes unum sint, sicut tu Pater in me et ego in te: ut sint unum, sicut et nos unum sumus". Que sejam um! Essa é a única preocupação do Papa Bento XVI, iluminado pelo Espírito Santo que vai dando passos concretos recebendo esses irmãos e a Igreja, Corpo Místico de Cristo, vai caminhando e construindo a sua história de evangelização e de comunhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário