quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mutirão Brasileiro de Comunicação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil deu continuidade aos grandes Congressos promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação Social-UCBC, pelos Mutirões Brasileiros de Comunicação. Estes Congressos, promovidos pela UCBC, tiveram inicio nos anos 70 e começo da década de 80, onde se discutia a participação popular na vida política e a democratização das comunicações.

Os Mutirões Nacionais acontecem de dois em dois anos e são promovidos pela CNBB, com apoio dos Organismos: UNDA, RCR, OCIC, sediados e coordenados por uma Diocese, Regional, Congregação Religiosa ou Universidade.

O ano que não acontece o Mutirão Nacional, os Regionais, as Dioceses, e também algumas paróquias promovem o Mutirão Regional trabalhando o tema proposto pelo Mutirão Nacional de Comunicação como preparação e reflexão ao grande evento da comunicação. Assim, todos os anos a Igreja do Brasil promove um grande debate sobre comunicação, ou em âmbito Nacional, ou Regional.

Os Mutirões Brasileiros de Comunicação procuram reunir o maior número possível de comunicadores comprometidos com a mesma causa: fazer da comunicação, suas políticas e suas mídias, o principal lugar de construção de outra ordem social, de relações justas e solidárias, sinal do Reino anunciado pelo Mestre Perfeito da Comunicação, Jesus Cristo.

O I Mutirão Brasileiro de Comunicação aconteceu em julho de 1998, em Belo Horizonte, MG, com o tema: Solidariedade-Ética-Cidadania. O II em São Paulo, SP, em julho de 2000, com o tema: Relações Solidárias na Aldeia e no Global. O III, aconteceu em Salvador, BA, em julho de 2003, com o tema: “Comunicação para outra ordem social”. O IV, em Guarapari, ES, em julho de 2005, com o tema: Comunicação e Responsabilidade Social. O V, Mutirão, em Belém, PA, em julho de 2007, com o tema: Comunicação e Amazônia – Fé e Cultura de Paz. O VI irá acontecer em Porto Alegre, RS, em julho de 2009, com o tema:Processos de Comunicação e Cultura Solidária e não será mais só Nacional mas, Mutirão Latino Americano Caribenho

A dinâmica compreende dois grandes painéis no início e no final do evento. Nos outros dias acontecem seminários simultâneos na parte da manhã, grupos de trabalho e oficinas na parte da tarde. Cada participante opta pelos seminários, GTs ou oficinas de seu interesse. No horário noturno são apresentadas atividades culturais e artísticas. Durante o Mutirão acontecem, ainda, feira de produtos e serviços na área da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário