Articular e animar a Pastoral da Comunicação nos Regionais, Dioceses, Prelazias onde ela não está constituída e apoiar onde ela já existe para que o anúncio da Boa Nova chegue a todos com a cultura da comunicação.
Integrar a Pastoral da Comunicação no conjunto da Pastoral da CNBB, proporcionando aos assessores da CNBB conteúdos teóricos e práticos, sobretudo os de liturgia, juventude, Amazônia, catequese e ensino religioso, para que possam realizar seus projetos pastorais a partir da cultura da comunicação.
Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação
Durante o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação que aconteceu na cidade de Aparecida, SP, nos dias
O evento contou com a presença de 160 participantes, entre bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas que refletiram e debaterem a comunicação na Igreja para o anúncio da Boa Nova a partir da cultura da comunicação gerada pela revolução das novas tecnologias.
No Encontro emergiram indicações e pistas dos trabalhos em grupo:
1. Os Regionais, Dioceses, Prelazias e Paróquia criem um Site ou um Blog para informações, comunicações e história da PASCOM.
3. Que seja constituída uma equipe, criada neste Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, entre os coordenadores Regionais e Diocesanos da PASCOM, para refletir com a assessora Nacional da CNBB um plano para a PASCOM do Brasil.
4. Informar a Igreja do Brasil sobre o Mutirão Nacional Caribenho de comunicação que acontece
6. Que a CNBB motive os Bispos e os sacerdotes que ainda não instituíram a PASCOM, nos seus territórios de evangelização, que o façam quanto antes.
7. Criar uma Escola de Comunicação que ministre curso teórico e prático, em três etapas, com duração de 1 ano.
8. Animar e articular os Mutirões de Comunicação, Nacional, Regional e Diocesano.
9. Que a assessora de comunicação da CNBB organize e ofereça encontros Regionais de Formação para a comunicação.
11. Que a CNBB estabeleça parceria com as faculdades que tem comunicação para capacitar a Igreja do Brasil na comunicação.
12. As informações referentes a PASCOM deveriam ficar sob a responsabilidade das Dioceses, pois os Regionais são mais difíceis, devido à distância de uma cidade para a outra. Portanto, tem que ser de responsabilidade do Bispo a divulgação em suas paróquias das reuniões da PASCOM.
Como organizar a Pastoral da Comunicação
Ir. Élide Maria Fogolari
Assessora de comunicação social da CNBB
Jornalista e Mestra em ciências da comunicação pela ECA/USP
A Pascom – Pastoral da Comunicação se estrutura a partir de dois Documentos, a Instrução “Aetatis Noavae” e estudos da CNBB, n° 75, Igreja e comunicação. Estes Documentos são fundamentais e básicos para realizar o planejamento, animar e articular a PASCOM nos Regionais, Dioceses, Prelazias e Paróquias na Igreja do Brasil enquanto processos e meios de comunicação.
A Instrução Aetatis Novae propõe, também, 03 estratégias prioritárias: a criação de grupos da PASCOM nos Regionais, nas Dioceses, nas paroquiais e a articulação para uma comunicação democrática, dialógica e participativa.
No Documento n° 75 da CNBB, a PASCOM encontra a definição da Pastoral da comunicação, de forma clara, objetiva e sintética. E explicita que, “É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”.
O Documento continua na sua reflexão e situa a posição da PASCOM no conjunto das demais pastorais da Igreja e explicita: “A PASCOM perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto”.
No entanto, as reflexões e o olhar da Igreja sempre acompanharam o surgimento dos novos meios de comunicação que foram emergindo na sociedade e interferindo nas novas formas de relações.
Foi a partir do surgimento da imprensa, que a Igreja deu inicio a promulgação de Documentos que orientam, indicam caminhos que pautam como os meios de comunicação se inserem na sociedade segundo as orientações humanas e cristãs.
Bem no início do surgimento da imprensa, 25 de novembro de 1766, o papa Clemente XII promulgou a encíclica Christianae republicae, a única que, até hoje, trabalha os problemas ligados à literatura e às publicações em geral.
No entanto, a PASCOM pode refletir e encontrar referências
12 cartas Encíclicas, Decretos e Instruções sobre as comunicações
42 Mensagens dos papas por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais.
06 outros Documentos do Concílio Vaticano II
06 Documentos da Igreja que em alguns momentos a comunicação esteve presente
05 Documentos da Igreja na América Latina a comunicação foi trabalhada
Em 30 Documentos e Estudos, A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil refletiu e indicou a comunicação como ação pastoral indispensável da Igreja
Outros Documentos, como de Quito, Embu, Carta aos comunicadores pautaram a comunicação. (Dariva, Noemi(org.) Paulinas, 2003. São Paulo).
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