Ir. Élide Maria Fogolari
Assessora de comunicação social da CNBB
Jornalista e Mestra em ciências da comunicação pela ECA/USP
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído durante o Concílio Vaticano II no Decreto Conciliar, Inter Mirifica, promulgado pelo Papa Paulo VI, no dia 04 de dezembro de 1963. Os bispos reunidos durante o Concílio entenderam que os meios de comunicação são indispensáveis para o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus, estão a serviço dos povos e por isso, a humanidade precisa louvar a Deus por estas novas maravilhas.
A Igreja, ao fixar um dia do ano para comemorar as Comunicações Sociais, objetivou convocar a participação dos Regionais, Dioceses e Prelazias que solicitem ao povo de Deus para rezar, colaborar com a mídia da sua comunidade e servir-se dela para o anúncio do Evangelho.
A Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, na carta de 14 de junho de 1966, determinou que o Dia Mundial das Comunicações é o Domingo da Ascensão do Senhor. É uma data móvel no calendário da Igreja católica.
No Brasil, o Dia Mundial das Comunicações foi comemorado pela primeira vez, dia 7 de maio de 1967.
A Comunicação Social da CNBB procura, a cada ano, incentivar com cartazes e outros meios, as Paróquias, Dioceses e Regionais para que aprofundem o tema e celebrarem esse dia. Propõe formas como, reflexões, encontros, debates, cursos para uma educação para a comunicação e anuncie a Boa Nova do Reino de Deus a todos a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias.
As cartas promulgadas pelos papas para o Dia Mundial das Comunicações são profundas e oferecem conteúdo rico, além dos questionamentos pertinentes ao uso e à educação para a comunicação.
De Paulo VI, passando por João Paulo II e agora chegando a Bento XVI, o Dia Mundial sempre contou com um tema especial para a reflexão, não só da Igreja Católica, mas de todos os que se interessam pelas comunicações sociais. A seguir os temas do Dia Mundial das Comunicações.
Temas promulgados para o Dia Mundial das Comunicações
1967 – Os meios de comunicação social.
1968 – A imprensa, o rádio, a televisão e o cinema para o progresso dos povos.
1969 – Comunicações sociais e a família.
1970 – As comunicações sociais e a juventude.
1971 – Os meios de comunicação social a serviço da unidade dos homens.
1972 – As comunicações sociais a serviço da verdade
1973 – As comunicações sociais e a afirmação e promoção dos valores espirituais.
1974 – As comunicações sociais e a evangelização no mundo contemporâneo.
1975 – Comunicação social e reconciliação.
1976 – As comunicações sociais diante dos direitos e deveres fundamentais do homem.
1977 – A publicidade nas comunicações sociais: vantagens, perigos, responsabilidades.
1978 – O receptor da comunicação social: expectativas, direitos e deveres.
1979 – As comunicações sociais para a defesa e o desenvolvimento da infância na família e na sociedade.
1980 – O papel das comunicações sociais e os deveres da família.
1981 – As comunicações sociais a serviço da liberdade responsável do homem.
1982– As comunicações sociais e os problemas dos idosos.
1983 – Comunicações sociais e a promoção da paz.
1984 – As comunicações sociais, instrumento de encontro entre fé e cultura
1985 – As comunicações sociais e a promoção cristã da juventude.
1986 – Comunicações sociais e formação cristã da opinião pública.
1987 – Comunicações sociais e a promoção da justiça e da paz
1988 – Comunicações sociais e a promoção da solidariedade e a fraternidade entre os homens e os povos
1989 – A religião nos mass media.
1990 –A mensagem cristã na cultura informática atual.
1991 – Os meios de comunicação para a unidade e o progresso da família humana.
1992– A proclamação da mensagem de Cristo nos meios de comunicação.
1995 – Videocassete e áudio-cassete na formação da cultura e da consciência.
1994 – Televisão e família: critérios para saber ver.
1995 – Cinema, veículo de cultura e proposta de valores.
1996 – Os meios de comunicação: areópago moderno para a promoção da mulher na sociedade.
1997 – Comunicar o evangelho de cristo: caminho, verdade e vida
1998 – Sustentados pelo espírito, comunicar a esperança.
1999 – Mass media: presença amiga ao lado de quem procura o Pai.
2000 – Proclamar cristo nos meios de comunicação social no alvorecer do novo milênio.
2001 – “Proclamai-o sobre os telhados”: o evangelho na era da comunicação global.
2002 – Internet: um novo foro para a proclamação do e evangelho.
2003 – Os meios de comunicação social a serviço da paz autêntica, à luz da pacem in terris
2004 - Os mass media na família: um risco e uma riqueza.
2005 – Os meios de comunicação: ao serviço da compreensão entre os povos
2006 – Os mídia: rede de comunicação, comunhão e participação.
2007 – As crianças e os meios de comunicação social: um desafio para a educação.
2008 - Os media: na encruzilhada entre protagonismo e serviço. Buscar a verdade para compartilhá-la
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