Jornadas Mundiais de Comunicação Social
JOAO PAULO II (2001 – 2005)
BENTO XVI (2006 – 2009)
1) Quais são os pontos em comum e as principais diferentas das mensagens de JOÃO PAULO II (2001 – 2005) e BENTO XVI (2006 – 2009)?
O primeiro ponto em comum nos dois Papas que eu gostaria de ressaltar é, sem dúdiva, a continuidade doutrinal, como podemos observar nas mensagens do atual Papa que faz constantemente referimento a doutrina de João Paulo II. Em resumo, creio que o grande ponto em comum é a preocupação com os três aspectos importantes da comunicação: “Para encorajar uma presença construtiva e concreta dos mass media na sociedade, desejo realçar a importância de três aspectos, indicados pelo meu venerado predecessor, o Papa João Paulo II, indispensáveis para um serviço destinado ao bem comum: formação, participação e diálogo”.
Um segundo ponto em comum é que ambos vêm os Mass Midia como um dom e têm uma real e verdadeira preocupação com esse tema, não como fim em si mesmo, mas em relação ao problema da vida humana e do homem do nosso tempo: “Os novos media, sobretudo telefonia e internet, estão a modificar a própria fisionomia da comunicação, e talvez esta seja uma ocasião preciosa para a redesenhar, ou seja, para tornar mais visíveis, como disse o meu venerado predecessor João Paulo II, os traços essenciais e irrenunciáveis da verdade sobre a pessoa humana”.
Observando o conteúdo das mensagens, podemos dizer que existe uma conexão dos temas e das principais ideáis, mas com uma exposição diferente segundo cada Papa. Os textos não são escritos por eles, mas refletem muito bem o seu ministerio e a mim parece que o Papa João Paulo II tem muito presente o aspecto pastoral, as suas viagens e a sua vontade de realmente proclamar a Boa Nova a todos os povos por meio dos Mass Midia. Diferente das mensagens de Bento XVI, que parecem mais catequéticas, com uma preocupação maior de formar as conciências para o uso dos novos meios de Comunicação. Enquanto as Mensagens de João Paulo II eram dirigidas a todos, Bento XVI está direcionando cada uma das suas mensagens a públicos e objetivos mais específicos.
2) Quais são os aspectos principais das mensagens de Bento XVI? Encontra evolução nas suas mensagens? Os aspectos principais de Bento XVI estão no propio titulo e no conteúdo das mensagens:
2006 – Os mídia: rede de comunicação, comunhão:
· Coragem e decisão daqueles que trabalham: “Iluminar as consciências dos indivíduos e ajudá-los a desenvolver o próprio pensamento não é uma tarefa fácil. A comunicação autêntica deve basear-se na coragem e na decisão”.
· Mídia como “Mesa Redonda”: “Os meios de comunicação social são uma «grande mesa redonda» para o diálogo da humanidade, mas algumas atitudes no seu interior podem gerar uma monocultura que ofusca o gênio criativo, reduz a subtileza de um pensamento complexo e desvaloriza as peculiaridades das práticas culturais e a individualidade do credo religioso”.
· A importância de cuidar a crônica: “necessário garantir uma cuidadosa crónica dos acontecimentos, uma explicação satisfatória dos assuntos de interesse público, uma apresentação honesta dos diversos pontos de vista”.
· Preocupação com as famílias e com as crianças: “A necessidade de defender e encorajar o matrimônio e a vida da família é particularmente importante, sobretudo porque se faz referência ao fundamento de todas as culturas e sociedades. Em colaboração com os pais, os meios de comunicação social e as indústrias do espectáculo podem servir de apoio na difícil mas nobre e satisfatória vocação de educar as crianças, apresentando modelos edificantes de vida humana e de amor”.
· Importância principal dos três aspectos da comunicação: “Para encorajar uma presença construtiva e concreta dos mass media na sociedade, desejo realçar a importância de três aspectos, indicados pelo meu venerado predecessor, o Papa João Paulo II, indispensáveis para um serviço destinado ao bem comum: formação, participação e diálogo”.
2007 – As crianças e os Meios de Comunicação Social:
· A importância das duas perspectivas: “A relação entre crianças, meios de comunicação social e educação pode ser considerada a partir de duas perspectivas: a formação das crianças por parte dos mass media; e a formação das crianças para que respondam apropriadamente aos mass media”.
· Responsabilidade e exemplo dos pais, da Igreja e da escola: “Como é que se há-de salvaguardar e promover o bem comum? Educar as crianças a serem judiciosas no uso dos mass media é uma responsabilidade que cabe aos pais, à Igreja e à escola”.
· Educação Geral, formação na liberdade: “Como a educação em geral, a educação aos mass media exige a formação no exercício da liberdade. Trata-se de uma tarefa exigente. Muitas vezes a liberdade é apresentada como uma busca implacável do prazer e de novas experiências. Contudo, isto é uma condenação, não uma libertação!”.
· Promover a dignidade humana fundamental: “Esta aspiração sincera dos pais e professores de educar as crianças pelos caminhos da beleza, da verdade e da bondade somente pode ser sustentada pela indústria dos meios de comunicação social, na medida em que ela promover a dignidade humana fundamental, o valor genuíno do matrimônio e da vida familiar, e as conquistas e as finalidades positivas da humanidade”.
2008 – Meios de Comunicação Social - Buscar a Verdade para partilhá-la:
· Existe uma vertiginosa evolução tecnológica: “Graças a uma vertiginosa evolução tecnológica, os referidos meios foram adquirindo potencialidades extraordinárias, ao mesmo tempo que levantavam novas e inéditas interrogações e problemas”.
· Principal problema: “A humanidade encontra-se hoje numa encruzilhada. Vale também para os media aquilo que escrevi, na Encíclica Spe salvi, sobre a ambigüidade do progresso, que oferece inéditas potencialidades para o bem, mas ao mesmo tempo abre possibilidades abissais de mal que antes não existiam. Constata-se, por exemplo, que em certos casos os media são utilizados, não para um correto serviço de informação, mas para «criar» os próprios acontecimentos”.
· Evitar a propagação do mal: “É preciso evitar que os media se tornem o megafone do materialismo econômico e do relativismo ético, verdadeiras pragas do nosso tempo. Pelo contrário, eles podem e devem contribuir para dar a conhecer a verdade sobre o homem, defendendo-a face àqueles que tendem a negá-la ou a destruí-la”.
· Preocupação com os novos meios: “Os novos media, sobretudo telefonia e internet, estão a modificar a própria fisionomia da comunicação, e talvez esta seja uma ocasião preciosa para a redesenhar, ou seja, para tornar mais visíveis, como disse o meu venerado predecessor João Paulo II, os traços essenciais e irrenunciáveis da verdade sobre a pessoa humana”.
· Preocupação profundamente antropológica: “O homem tem sede de verdade, anda à procura da verdade; demonstram-no nomeadamente a atenção e o sucesso registrados por muitas publicações, programas ou filmes de qualidade, onde são reconhecidas e bem apresentadas a verdade, a beleza e a grandeza da pessoa, incluindo a sua dimensão religiosa. Jesus disse: «Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
2009 – Novas tecnologias, novas relações:
· Provocam mudanças principalmente nos jovens: “Com efeito, as novas tecnologias digitais estão a provocar mudanças fundamentais nos modelos de comunicação e nas relações humanas. Estas mudanças são particularmente evidentes entre os jovens”.
· Os jovens são a “Geração Digital”: “Por isso, na mensagem deste ano, o meu pensamento dirige-se de modo particular a quem faz parte da chamada geração digital: com eles quero partilhar algumas idéias sobre o potencial extraordinário das novas tecnologias, quando usadas para favorecerem a compreensão e a solidariedade humana”.
· São um enorme potencial: “Estas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade: por isso devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo de quem está necessitado e é vulnerável.”
· Tudo isso é sinal de um desejo mais profundo: “Este desejo de comunicação e amizade está radicado na nossa própria natureza de seres humanos, não se podendo compreender adequadamente só como resposta às inovações tecnológicas. À luz da mensagem bíblica, aquele deve antes ser lido como reflexo da nossa participação no amor comunicativo e unificante de Deus, que quer fazer da humanidade inteira uma única família”.
· A Comunicação é uma vocação: “Quando sentimos a necessidade de nos aproximar das outras pessoas, quando queremos conhecê-las melhor e dar-nos a conhecer, estamos a responder à vocação de Deus - uma vocação que está gravada na nossa natureza de seres criados à imagem e semelhança de Deus, o Deus da comunicação e da comunhão”.
· É uma chamada ao diálogo: “As novas tecnologias abriram também a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões. A nova arena digital, o chamado cyberspace, permite encontrar-se e conhecer os valores e as tradições alheias. O diálogo deve estar radicado numa busca sincera e recíproca da verdade, para realizar a promoção do desenvolvimento na compreensão e na tolerância. A vida não é uma mera sucessão de fatos e experiências: é antes a busca da verdade, do bem e do belo”.
· Os jovens devem usar para amizade: “A amizade é um grande bem humano, mas esvaziar-se-ia do seu valor, se fosse considerada fim em si mesma. Os amigos devem sustentar-se e encorajar-se reciprocamente no desenvolvimento dos seus dons e talentos e na sua colocação ao serviço da comunidade humana. Neste contexto, é gratificante ver a aparição de novas redes digitais que procuram promover a solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e o bem da criação”.
O que vejo nas menssagens do atual Papa é uma evolução de carater propriamente temático. Creio que o Papa começou o seu Pontificado com mensagens, sobretudo de carater mais teológico e no final, as mensagens passam a ser mais concretas, a públicos concretos, e mais objetivas. Basta ver a mensagem de 2009 e compará-la com a sua primeira mensagem de 2006. Os temas utilizam uma linguagem mais específica da Comunicação e são mais desenvolvidos, fazendo referência a problemas concretos. O Papa não deixa de fazer uso do aspecto teológico para dar base e fundamentar os temas, mas não utiliza tanto como nas primeiras mensagens.
3) Qual o título proporia para a Mensagem da GMC de 2010? Perchè?
“Responsabilidade pessoal ao serviço da verdade e do bem comum”. Pela evolução dos temas das útimas GMC, creio que o Papa em 2011 lançará uma mensagem concreta aos adultos e por isso prepará com algum tema objetivo em 2010. Basta olhar as últimas GMC para ver que o Papa já falou da importância dos meios de comunicaçao para a vida das crianças em 2007 e em 2009 destacou para os jovens a importância da amizade e de levar o Evangelho para o mundo digital. Antes de falar diretamente desses temas a esses dois públicos concretos, as duas mensagens anteriores foram mensagens falando de temas objetivos: em 2006 (Midia: rede de comunicação, união e cooperação) e em 2008 (Busca da Verdade para partilha). Por isso, penso que em 2010 o Papa preparará com uma mensagem objetiva, a mensagem concreta que fará aos adultos em 2011.
Pe. Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário